Meu cachorro está mordendo tudo: o que fazer?

Uma das atividades mais prazerosas com os animais de estimação é brincar e poder sentir todo o carinho que eles têm por nós, e não importa se eles ainda são filhotes ou adultos. Esse é um momento especial de estreitar os laços e reforçar os vínculos, portanto, é natural que o cachorro também morda enquanto brinca com seu dono. Mas o que fazer quando as mordidas começam a sair do controle e você percebe que o cachorro está mordendo tudo? É por isso que preparamos estas dicas para você entender as causas do comportamento e como reverter a situação.

Mastigar é uma necessidade dos cães, principalmente para filhotes

Parece óbvio, mas acabamos nos esquecendo disso. A mastigação é algo que eles precisam fazer e isso tem vários motivos e significados. Então, vamos por partes.

Esse é um comportamento normal em filhotes, já que sua juventude é a fase de maior atividade em sua vida. Eles estão descobrindo coisas novas constantemente, estão explorando sabores, sensações, texturas durante passeios corridas e brincadeiras. Portanto, as mordidas são positivas e benéficas para o aprendizado e interação com a ninhada ou com os amigos humanos.

A partir da terceira semana de vida, já é um bom momento para que o dono comece o treinamento para inibir a mordedura, para evitar que o pet se acostume a colocar na boca tudo o que vê pela frente. É muito fofo vê-lo mordendo as coisas quando filhotes, mas se não os educar nessa etapa, isso pode se tornar um grande incômodo e trazer bastantes prejuízos na vida adulta.

Assim como nas crianças, o nascimento e crescimento dos dentes causam desconforto na gengiva e morder algum objeto é o alívio para esse momento, onde a gengiva tende a provocar a sensação de coceira.

Orientações para os filhotes

Em primeiro lugar, é preciso entender que pequeno tem essa necessidade fisiológica de morder algo para ajudar no seu desenvolvimento. Portanto, deixe à disposição do seu cachorrinho brinquedos ou mordedores macios, mas que sejam resistentes o suficiente para não soltarem pedaços que possam ser engolidos.

Use o reforço positivo sempre que o seu animal de estimação morder os brinquedos, para que ele entenda que seu comportamento com aquele objeto é permitido por você. Só não o excite demais durante a atividade para que ele não exagere no entusiasmo. Essa recompensa pode ser um carinho, um elogio ou algum petisco. Lembre-se de que o cachorro está em aprendizado, portanto, não seja brusco na correção para que o medo atrase seu progresso. Aqui vão algumas dicas muito práticas de adestramento:

• Se o filhote morder durante a brincadeira, faça um pequeno ruído de dor, como um “ai, ai” e interrompa a brincadeira por poucos minutos.
• Volte a brincar e repita o procedimento se ele voltar a morder. Dessa forma, pouco a pouco ele associará que a mordida é significa o fim da brincadeira.
• Continue a repetir esse exercício incluindo comandos de obediência como “solta” e “deixa”.
• Reforce positivamente quando ele morder o brinquedo, assim ele canalizará a mordida para o objeto correto.

Mastigação como sinal de estresse

Independentemente da idade do cachorro, morder é a principal válvula de escape para aliviar o estresse acumulado. Tal como os humanos, o estresse pode ser causado por várias situações desconfortáveis ao pet, como uma briga, depois de ladrar para outro cão e por aborrecimento. Seu animal fará o possível para descarregar essa energia acumulada, e é quando seu comportamento passa a ser um pouco destrutivo com o que estiver ao seu redor. 

Para amenizar a tensão do pet você pode:

• Evitar as situações que originam o estresse, como mudar o caminho do passeio para não encontrar cães mais agressivos.
• Premiar comportamentos mais calmos e relaxados, que demonstram tranquilidade. Além de guloseimas, use elogios em tons mais agudos.
• Procure exercitar fisicamente o cachorro diariamente para que a energia acumulada.
• Brinquedos que estimulem o olfato e a inteligência são excelentes para o entretenimento.

O brinquedo é meu!

Também é possível que alguns cachorros desenvolvam um sentimento excessivo de posse de objetos que eles considerem como próprios, não apenas com outros bichos, mas também com humanos que tentam se aproximar. Isso é facilmente percebido quando, mesmo durante a brincadeira, o comportamento do pet passa a ser de agressividade.

Esse é um desvio de comportamento considerado como grave se não for corrigido a tempo. Quando isso acontece, você pode usar os comandos de voz que ensinou para evitar o conflito, porém, o mais indicado é procurar um educador canino. Ele atuará entendo o caso e modificando o comportamento.

Reação à dor

Pode falar a verdade, quando não estamos bem, com algum desconforto físico, é difícil manter o bom humor, não é? Com os bichos acontece o mesmo, porém, a agressividade é a forma de ele demonstrar que não quer ser incomodado ou tocado onde há o desconforto. Para essas situações de mudança repentina no comportamento do pet, consulte um veterinário para averiguar qual problema afeta o animal.

Instinto de proteção materna

Cachorras que acabam de dar à luz ficam mais sensíveis e com o instinto de proteção mais aflorado. Portanto, é possível que elas fiquem mais agressivas não apenas na presença de estranhos, mas também com os membros da família. O pós-parto não é um momento adequado para estimular brincadeiras, então, durante esse período:

• Evite que as crianças e pessoas desconhecidas se aproximem da cachorra e dos filhotes.
• Fale com voz calma e pausada, mantendo certa distância, para que a cadela não se coloque excessivamente em alerta.
• Arremesse petiscos a uma certa distância para que ela entenda que você está com uma postura de proteção.
• Trabalhe gradualmente esse exercício para se aproximar, caso exista a agressividade materna

Outros causas de mordidas

Há ainda outras circunstâncias cuja resposta natural dos cachorros são as mordidas. Elas podem acontecer quando o pet está entediado, para tentar limpar os dentes, por medo, por instinto predador (proteção territorial) e por tédio.

Com todas essas orientações ficará muito mais fácil identificar situações que precisam ser corrigidas ou recompensadas. Você verá que em muito pouco tempo as mudanças acontecerão e o seu relacionamento com o pet será ainda melhor.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.