Cachorro mordendo o dono: Qual a solução?

Existem muitos motivos para um cachorro morder o dono. Esse pode ser o sintoma de várias coisas diferentes. Mas uma coisa é certa: um cachorro mordendo o dono é sinal de que algo não está certo.

Cachorros são animais altamente confiáveis e leais. Não é à toa que são considerados o melhor amigo do homem. Eles estão sempre ao nosso lado sempre prontos pra brincar e nos acompanhar em todos os momentos.

O objetivo deste artigo é lhe mostrar as possíveis causas de um cachorro mordendo o dono para que você possa, junto de um especialista, tratar o seu pet.

Por que o cachorro ataca o dono?

Existem muitos motivos diferentes para isso acontecer. E o mais importante é entender que o ataque do cachorro ao dono não acontece do nada ou sem nenhuma causa.

Na verdade, o que acontece é que muitas vezes não nos atentamos aos sinais que o cachorro dá antes de atacar o dono. Na maioria dos casos, os bichos apresentam muitos sinais antes de partir para um ataque na prática.

Quando o cachorro ataca alguém é sinal de que ele chegou no seu limite e está se sentindo ameaçado, seja fisicamente ou no bem-estar. Por isso é importante prestar atenção aos sinais do seu cachorro.

Causas para o cachorro mordendo o dono

• Problemas de saúde: Os cachorros podem ficar agressivos quando se sentem vulneráveis. Ao ficar doente, por exemplo, ele pode se sentir muito vulnerável e atacar sua família como uma forma de autopreservação.

• Estresse: Essa é uma das principais causas de cachorros que atacam os donos. O estresse pode acontecer por muitos motivos diferentes, desde a falta de exercício físico até viver num ambiente que não lhe traga estímulos positivos.

• Socialização: Animais que não são bem socializados costumam apresentar dificuldades para lidar com outros animais ou pessoas. A educação evita que os cachorros mordam o dono.

• Comunicação: As falhas de comunicação entre donos e cachorros também causam muitos ataques. Aprenda identificar os sinais do seu cachorro pra entender melhor as suas necessidades.

O que fazer quando um cachorro morde o dono?

É comum que muitas pessoas queiram repreender os cachorros após um ataque ao dono, mas isso pode gerar ainda mais tensão e aumentar a intensidade e frequência dos ataques.

O ideal é mostrar segurança e tranquilidade para o cachorro. Manter uma postura natural, evitar gestos que possam soar como ameaçadores e não olhar fixamente para ele. Isso é ideal para que evite um novo ataque.

E quando a situação tranquilizar, é importante levar ao veterinário para que ele possa identificar o que está acontecendo com o seu cachorro e tratar a causa.

Quer saber mais? Confira um vídeo completo explicando com mais detalhes:

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.