6 dicas para dar banho em cachorro filhote

Sua cachorrinha deu cria, adotou um filhotinho ou resgatou um cachorrinho da rua, mas não sabe como dar banho em filhotes do jeito certo? Não precisa se preocupar!

Esse é um processo muito mais simples do que você pensa. E no texto de hoje, nós vamos te ensinar seis dicas muito importantes para dar banho em cães filhotes.

O ideal é que, antes de tudo, você procure um médico veterinário para saber qual a idade ideal para dar banho no filhote. Isso pode variar entre raças, portes e saúde do seu filhotinho. Assim que o veterinário permitir, você já pode seguir todas as nossas dicas. Mas não deixe de consultar um profissional.

Cuidados com cães filhotes

Um cachorro filhote tem alguns cuidados muito especiais. É preciso criar todo o ambiente seguro e confortável para que ele cresça saudável e feliz. E o banho faz parte desse processo. Na frequência certa, o banho previne doenças, aumenta qualidade de vida e deixa seu cachorrinho muito mais feliz.

Mas não pare por aí. É importante que você ofereça a ração certa para seu filhote e faça o acompanhamento com um médico veterinário. É o conjunto de cuidados que garante uma vida saudável para os cachorrinhos. Quanto mais cuidados você oferecer para o seu filhote, mais saudável ele crescerá.

Vamos às dicas para dar banho em filhotes

1. Separe tudo que irá precisar:

Antes de começar o banho no filhote, separe tudo que você vai precisar. Shampoo para cachorros filhotes, água morna, uma esponja e toalha. Isso facilita o processo e evita deixar o cachorro molhado por mais tempo.

2. Escolha o lugar ideal:

Escolha lugares que não tenham corrente de ar e, de preferência, mais quentinhos. Também escolha por dias mais quentes para evitar expor o filhote ao frio. A temperatura da água e do ambiente são alguns dos cuidados principais.

3. Cuidado com as orelhas!

Sempre tome muito cuidado com as orelhas. Se for possível, tampe-as. Água no ouvido dos filhotes pode gerar uma otite. Um pouco de algodão já resolve esse problema. Só não esqueça de tirá-los quando terminar o banho. É tão perigoso quanto entrar água.

4. Frequência dos banhos:

Evite dar banhos todos os dias, os filhotes não têm necessidade de serem limpos com tanta frequência. O prazo de quinze dias é ideal, ou quando ele estiver muito sujo. Use o bom senso para entender a necessidade do seu cachorro e buscar um equilíbrio entre não dar banhos com tanta frequência e não o deixar sujo.

5. Atente-se a secagem:

Secar o filhotinho é essencial. Isso faz parte do banho. Ele é muito sensível ao clima e diversas doenças. Se ele for peludinho, também é importante escovar os pelos para deixá-los soltos e bonitos. Dar banho sem escovar pode criar nós que, em determinado nível, geram feridas no seu cachorro.

6. Por último uma dica muito importante!

Nunca utilize o secador de cabelo, nem em cães filhotes ou adultos.
O uso do secador deixa umidade entre os pelos, além de que pode causar graves queimaduras e muito estresse ao animal.
Opte sempre por utilizar toalhas macias e se possível aquecidas.

Quer saber mais sobre banho em filhotes? Veja o vídeo que fizemos sobre o tema!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.