Toxoplasmose: a doença do gato

A relação dos gatos com humanos, especificamente com gestantes e bebês, é um assunto muito discutido e polêmico, isso porque os gatos são as principais vítimas e transmissores da toxoplasmose.

Entenda a doença

A toxoplasmose, também conhecida como “doença do gato”, é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii.

Diferente do que muitos pensam, não são todos os gatos que possuem a doença. Os felinos ficam vulneráveis à Toxoplasmose quando andam pelas ruas e, consequentemente, interagem com o lixo, alimentos estragados e não possuem bons cuidados. O gato é normalmente infectado quando consome carnes cruas e insetos que possuem os oocistos (ovos). Um gato que é mantido em cativeiro e que se alimenta apenas de ração ou enlatados recomendados pelo seu veterinário, raramente terá a Toxoplasmose.

Após infectado, a transmissão pelo gato acontece pelas suas fezes, onde ele elimina os oocistos (ovos) ao defecar. A única forma de adquirir a doença é por via oral. Diferente do que muitos pensam, os gatos são apenas um dos meios de transmissão dessa doença. O fator mais comum de transmissão é o consumo de frutas sem a devida higienização, carnes cruas e mal passadas.

Será que meu gato possui Toxoplasmose?

O melhor meio de possuir um diagnóstico é levá-lo ao veterinário e realizar exames de sangue. Ainda assim, alguns sintomas podem ser notados: se ele fica com os olhos fechados mesmo quando acordado, está soltando mais pelo que o convencional e solta um tipo de “poeira” parecida com caspa, há grandes chances de ter a Toxoplasmose!

Sintomas em humanos

A Toxoplasmose é uma doença silenciosa quando se trata de humanos, com sintomas parecidos com uma gripe comum, como a febre. Normalmente, nossos anticorpos a detêm facilmente e, assim como os gatinhos, só é diagnosticada por exame de sangue. Tanto para gatos como para humanos, a infecção ocorre apenas uma vez; depois do tratamento o corpo está imune a um novo contágio.

Relação: bebês, gestantes e gatos

A relação dos gatos com gestantes e bebês é o ponto mais criticado desse assunto. Se o seu gato é saudável, não há mal algum em manter o contato com gestantes ou bebês, mas é claro que alguns cuidados devem ser tomados. Apesar de parecer uma doença sem complicações, em caso de gestação a Toxoplasmose pode trazer grandes dificuldades para a mãe e o bebê.

As gestantes, por exemplo, devem evitar limpar a caixinha de areia do felino e, se o fizerem, sempre devem lavar as mãos. Isso porque, quando a gestante possui a Toxoplasmose, naturalmente o bebê é infectado e as consequências podem ser graves: deficiências visuais, má formação e até aborto.

A relação com o bebê varia de acordo com o comportamento do seu gato. A maior precaução que se deve ter é com os pelos, principalmente por causa das crianças alérgicas. Mas, ainda assim, eles não precisam se afastar completamente do seu pet, pois devemos nos lembrar que os animais são ótimos para o desenvolvimento infantil.

A higiene é o ponto principal para uma boa relação: um gato bem cuidado e com uma alimentação saudável não trará riscos para sua família. Para evitar essas e outras doenças ou dificuldades, não se esqueça de levar o seu gatinho sempre ao veterinário!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.