O que fazer quando o cachorro não quer comer?

Se o seu cachorro não quer comer, é comum que você fique preocupado e pense em muitas coisas que podem estar acontecendo com ele, mas não precisa ficar desesperado. A falta de apetite pode ser sinal de alguma doença realmente, mas também pode ser algo muito simples como o calor. Por isso, neste artigo, queremos lhe mostrar o que fazer quando seu cachorro não quer comer.

É bem comum alguns cachorros comerem em menor quantidade nos dias mais quentes do ano. Assim como também é comum que o cachorro não queira comer porque enjoou do sabor da ração. E tudo que você precisa fazer, nesse caso, é comprar de um outro sabor para intercalar.

Além disso, seu cachorro pode não querer comer porque você o acostumou de uma outra forma. Algumas pessoas sempre dão ração acompanhada de sachês, petiscos, carnes etc. e o cachorro pode sentir falta. Você precisará reeducá-lo para comer apenas a ração e transformar petiscos e sachês em complementos esporádicos.

Alterações de rotina e estresse

Alterações na rotina e estresse podem tirar o apetite dos cachorros. Se você mudou recentemente, alterou sua rotina de trabalho ou teve uma grande mudança na vida, é bem provável que esse seja o principal motivo do seu cachorro não querer comer.

Nesses casos, além de não querer comer, os cachorros também costumam ficar mais tristes, com mais sono e aparentemente desanimados. Passar mais tempo com o doguinho, incentivar atividades e um pouco de atenção pode ser uma solução.

É importante observar se o seu cachorro não está passando por um quadro de depressão, que pode trazer problemas para a saúde e qualidade de vida.

O cachorro está bebendo água?

A falta de apetite está relacionada diretamente à falta de vontade de beber água, mas, em alguns casos, os cachorros podem não sentir fome e continuarem com sede.

Se o seu cachorro não quer comer, mas bebe muita água, pode ser sintoma de doenças endócrinas, diabetes canina ou, até mesmo, problemas hormonais. Observe sua urina, a quantidade de água que bebe e frequência que urina para ajudar o veterinário no diagnóstico.

Sintomas para ficar atento

Se o seu cachorro não quer comer, você precisa ficar atento aos outros sintomas. Um pouco de falta de apetite é normal. Por isso que sempre recomendamos olhar os sintomas como um todo.

Alguns dos sintomas que podem significar que o seu cachorro está doente são:
•  Febre
•  Diarreia
•  Vômito
•  Letargia
•  Gengivas brancas
•  Urina escura
•  Pelos opacos e secos
•  Excreções

Se o seu cachorro não quer comer e apresentar mais algum destes sintomas, é importante que você procure um médico veterinário para fazer os exames necessários e encontrar a origem. Caso ele esteja apenas sem apetite, observe os padrões de comportamento e tente entender a origem do problema.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.