7 dicas para escovar os pelos do cachorro

Não se engane pelo tamanho do pelo de seu cachorro, todos eles precisam de uma boa escovação. Dependendo do tipo de pelagem são necessidades diferentes, mas todos precisam desse tipo de cuidado. Portanto, escovar seu cão deve se tornar uma rotina.

Por mais que a maioria dos cães tenham seu jeito de cuidar dos próprios pelos, ainda assim essa limpeza por eles próprios nunca é suficiente para manter tudo saudável.

Por isso, não tenha a impressão que escovar seu cachorro regularmente tem a ver apenas com a estética de seu amigo, estamos falando de questões de saúde, como manter seus óleos naturais fazendo efeito, remoção de cabelo morto e até encontrando excessos que devem ser aparados ou descobrindo possíveis machucados na pele.

Após ler essa matéria, confira em nosso canal do Youtube dicas de saúde para entender melhor o motivo da Queda de Pelos!

Dicas para escovar seu cachorro

1 – Descubra o tipo de pelo de seu cachorro

Não adianta achar que todo cachorro é igual ao outro, identificar o tipo de pelo de cada cachorro é necessário para entender as necessidades de cada cão em termos de escovação.

Os tipos mais comuns de pelos de cães são:
• Curto liso (Boxer);
• Curto e duro (Fox Terrier),;
• Longo liso (Maltês);
• Longo ondulado ou encaracolado (Poodle);
• Pelagem dupla (Chow Chow).

Identifique então o pelo de seu animal, use a escova correta e a rotina que mais se encaixa para ele.

2 – Encontre a rotina

Cães com pelo mais longos devem ser escovados com uma frequência maior, geralmente uma vez por semana. Já cachorros com pelos menos longos, como eles acabam enrolando menos, é normal que a escovação aconteça uma vez a cada duas semanas.

Os cachorros com pelos curtinhos ainda podem ser escovados com uma regularidade menor, mas com escovas diferentes. Mas nunca demore muito.

Não adianta criar grandes sessões de escovação, alguns cachorros irão se entediar e começarão a ficar ariscos, portanto, tente manter as escovações curtas e, quando necessários, aumente elas aos poucos.

3 – A melhor escova

Existem alguns tipos comuns de escovas, basta procurar a que se encaixa melhor no perfil de seu cachorro.

A rasqueadeira acaba sendo um tipo de escova coringa, afinal serve para um monte de tipos de pelos, entretanto as feitas de borracha são melhores para cães de pelo mais curto enquanto as de aço se encaixam nos cães de pelagem mais longa.

A rasqueadeira de sub-pelo é perfeita para cães com muito pelo, que se solta fácil. Já a escova de pino é melhor para os cães de pelo médios e duros. Para quem quer que a escovação fique perto de um carinho ainda existe uma luva rasqueadeira.

Em certas situações onde seu cachorro está enfrentando alergias ou tem algum tipo de pele mais sensível, uma solução mais simples é usar um pente mesmo.

4 – Como escovar

Na hora de escovar seu cachorro depois de um banho, escove primeiro a parte da cabeça e rosto, já que têm menos pelos nesses locais e eles secam rapidamente.

Já independente do pós-banho ou não, penteie sempre na direção do crescimento do pelo primeiro e depois na direção contrária. Atrás das orelhas, rabo, pernas e axilas. Esses locais sempre formam mais nós, portanto tenha cuidado.

Nos lugares com nós escove primeiro nas pontas e aos poucos vá chegando mais perto da pele.

5 – Crie laços

Seu cão pode até não gostar muito do momento da escovação, mas com certeza durante o processo ele irá apreciar a ideia, se acostumar e em pouco tempo irá encarar isso como um carinho. A escovação será sempre um momento onde o dono dará atenção para o cão.

Já nos filhotes, eles ainda não estão acostumados com a escovação, portanto é preciso ter mais cautela. As primeiras devem ser feitas com todo cuidado e, se possíveis, com o filhote no colo, o que passará segurança a ele. Se preferir agradar ainda mais o filhote, pode separar até um petisco.

Entretanto, alguns cães ainda se sentem incomodados com a escovação, portanto, para facilitar a confiança deles em todo processo, antes de começar a escovação, dê a escova para eles cheirarem e entenderem que aquele instrumento não irá machucar eles. Aos poucos eles irão se acostumando com a ideia.

6 – Escove antes do banho

Um jeito eficiente de economizar os pelos no ralo na hora do banho é escovar o seu cachorro antes do banho, assim, você remove boa parte dos pelos que já estavam soltos e ainda facilita para o xampu e condicionar penetrarem melhor nos pelos, já que não sobraram muitos nós. Após o banho escove mais uma vez para completar uma escovação perfeita.

7 – Período de troca de pelo

Muitas raças de cachorros trocam completamente de pelos durante o inverno e o verão, nesse período você pode escovar seu cachorro todo dia durante 15 minutos para acelerar esse processo e ajudar na criação de óleos.

Todo cachorro precisa ser escovado! Quando você encontra a escova certa para o pelo certo, tudo se torna uma prática importante, mas que também aproxima você de seu cachorro enquanto cuida da saúde dele. Crie uma rotina e deixe seu cão ainda mais feliz.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.