Cachorro com depressão: Como identificar?

Você já ouviu falar em cachorro com depressão? Esse é um problema mais comum do que você pode imaginar, mas é importante lembrar que, em alguns momentos da vida, é comum que os cachorros fiquem se sentindo tristes ou sonolentos.

Essa tristeza e indisposição não deve ser confundida com a depressão em cachorros. Existem alguns sintomas específicos da doença e um veterinário pode te ajudar a identificar. Mas, no artigo de hoje, nós vamos mostrar alguns desses sinais.

É importante que você fique atento à saúde psicológica dos seus pets porque a saúde física está diretamente relacionada à saúde psicológica. Então, se atente aos sintomas para cuidar bem do seu melhor amigo.

Motivos da depressão em cachorro

Antes de identificar os sinais, é importante que você observe possíveis causas da depressão em cachorros. A doença pode ter muitas origens diferentes e, em algumas situações, elas podem ter mais de uma origem.

Então, caso seu cachorro passe por alguma dessas situações, fique atento aos sintomas de depressão canina:

• Mudança de ambiente;
• Saudade de um membro da família;
• Maus tratos;
• Adestramento por punições;
• Muito tempo sozinho;
• Saudade de outro pet;

Uma situação em que é muito comum surgir depressão em cachorro é quando existe uma dependência emocional muito forte em relação aos tutores. É interessante sempre dar amor e carinho, mas fortalecendo a independência emocional dos cachorros.

Quando essa dependência existe, qualquer pequena mudança na rotina pode gerar a depressão canina. Uma troca de horário no seu trabalho, por exemplo, pode bagunçar completamente a percepção do cachorro e desencadear uma depressão.

Sintomas do cachorro com depressão

O cachorro com depressão pode sofrer muito, a ponto de resultar em problemas físicos. Isso porque ele interfere na alimentação, por isso que a falta de apetite e perda de peso são alguns dos principais sintomas. Quando seu cachorro perde a vontade de comer por um longo período, é importante prestar atenção em todos os comportamentos.

Os cachorros com depressão também podem se isolar mais do que o normal e apresentar uma agressividade repentina. Além de coceira e lambedura excessiva.

Se você identificar esses sintomas, é importante levar o cachorro para um veterinário ou psicólogo pet. O bem-estar não é apenas com alimentação. Nós precisamos de lazer e bons momentos, por que seria diferente com os cachorrinhos?

Por fim, uma última dica: os cachorros são muito emotivos e podem repetir o comportamento de seus tutores. Caso você esteja passando por um momento difícil, é comum que os cães entendam isso e passem por essa situação junto com você.

Quer mais dicas de saúde para o seu pet? Confira outras matérias como essa aqui no nosso blog.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.