Vacina contra a raiva animal

O vírus da raiva é extremamente perigoso, oferecendo graves riscos à saúde do animal e do homem. É uma doença infecciosa aguda, que se alastra pelo sistema nervoso e, uma vez instalada no organismo é fatal. A vacina contra a raiva animal é o principal remédio para prevenir a doença.

A transmissão se dá quando a saliva do animal contaminado pelo vírus entra em contato com lesões na pele do hospedeiro. O período de incubação é sempre longo, podendo chegar até a dois anos. Mas o diagnóstico clínico é sempre tardio, sendo necessário uma detecção quase que imediata para o tratamento eficaz.

A apresentação da doença, tanto no animal quanto no humano, caracteriza-se pelo aumento da agressividade, hidrofobia, ansiedade extrema, convulsões, impulsos incontroláveis e diversos outros sintomas que vão aumentando conforme a doença avança pelo sistema nervoso. Após instalado, há morte em 100% dos casos.

A vacina contra a raiva animal faz com que o corpo crie uma resposta imunológica contra o vírus. O cão ou gato encontra-se protegido 14 dias após a injeção da vacina. Se for corretamente administrada, a sua eficácia é de 100%. A primeira administração da vacina tem a duração de 1 ano. Mais tarde, a duração aumenta para 2-3 anos. 

Conheça os alimentos para cães e gatos Baw Waw

Fonte: Vet Rebouças

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.