Cachorro engasgado: primeiros socorros

Os cães estão sempre com algum objeto diferente na boca: brinquedos, ossos, alimentos. Por isso, é importante estar em constante atenção ao que o seu cão está fazendo e aos objetos que ele leva à boca. Cachorro engasgado, é um dos temas mais procurados em consultórios por acontecer com muita frequência no mundo canino.

Para evitar situações como essas é importante verificar os objetos que estão ao alcance do animal e retirar aqueles que forem inadequados. Tomar cuidado com itens pequenos e encontrar o brinquedo ideal do tamanho certo para o seu cachorro é de extrema importância, assim como cuidados especiais com a alimentação. Alimentos com ossos e espinhos podem ferir gravemente o estômago e intestino do animal, causar hemorragias e problemas gastrointestinais que podem levar à morte.

Nesses casos, estar preparado para realizar os primeiros socorros e oferecer um rápido atendimento é essencial para salvar a vida do seu cão. É importante conhecer algumas técnicas e saber identificar os sinais de que seu cão realmente está engasgado.

Sintomas:

Ao engasgar, o cão leva suas patas à boca demonstrando desconforto e incômodo, tem dificuldade e faz esforço para respirar, baba e tosse ininterruptamente, sua gengiva e boca ficam azuladas ou esbranquiçadas. Se seu cão emitir esses sinais, o primeiro passo é ligar imediatamente para o veterinário; ele lhe indicará qual o método ideal a ser aplicado. É importante não entrar em pânico e saber com quem contar, além de ser fundamental ter sempre em mãos um kit de primeiros socorros e saber onde fica a emergência veterinária 24 horas.

Inicialmente, espere alguns momentos para ver se por meio da tosse o cachorro consegue expelir o objeto que está em sua garganta. Pode ser que ele consiga eliminar o objeto sozinho, mas se isso não acontecer rapidamente, inicie o atendimento enquanto a ajuda médica está a caminho. Tente acalmar o animal e deixá-lo menos agitado para facilitar a sua respiração.

Se for possível visualizar e segurar o objeto que está obstruindo a garganta do animal, retire-o. Mas, atenção: se você não conseguir vê-lo claramente ou não conseguir segurá-lo, não tente retirar o objeto, pois a situação pode se agravar e o objeto adentrar mais ainda na garganta do animal causando danos maiores; não corra esse risco.

Primeiros socorros

Ao iniciar o socorro em cães de pequeno e médio porte, segure suas patas traseiras, vire-os de cabeça para baixo e sacuda seus corpos para tentar fazer o objeto sair de suas bocas. Com cães de grande porte, esse mesmo procedimento é realizado de uma maneira diferente: mantenha suas patas dianteiras no chão e levante as traseiras, incline o corpo do animal para frente e sacuda-o.

Outra técnica é deixar o cão em pé e dar de quatro a cinco golpes entre suas omoplatas, na altura do peito. Em cães com mais de 20 kg, deite-os de lado no chão, coloque a mão no meio do seu tórax, segure por dois segundos e solte por um segundo. Repita esse movimento cerca de 60 vezes.

Se ainda assim seu cachorro não conseguir respirar, tente a técnica de Heilmlich, que é muito utilizada em seres humanos. Segure o animal por trás e faça contrações até que o objeto seja expelido.

É importante ressaltar que esses procedimentos devem ser realizados enquanto a ajuda médica veterinária já está a caminho. Prestar os primeiros socorros ao seu cão é o melhor que você pode fazer enquanto a ajuda médica não chega.

Conheça nossa linha de Bifinhos para cães.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.