Golden Retriever e Terra Nova: a origem das raças

Golden Retriever 

Conhecidos como labradores de pelo longo, os cães da raça Golden Retriever trazem realmente consideráveis semelhanças com os primos da raça Labrador Retriever, começando que: ambas as raças foram criadas praticamente na mesma época, a partir de uma necessidade de caça e são descendentes da raça Terra Nova. Se você não conhece a origem da raça Labrador Retriever, comentamos sobre ela aqui.

Na procura de cães que enfrentassem rios gelados, vegetação extensa e que, ainda assim, fossem cuidadosos ao caçar aves, surgiu a tentativa da criação de uma raça que suprisse as necessidades do esporte de caça praticado pelos escoceses no século XVIII.

De ínicio, os cães nascidos de cruzamento entre Terra Nova e Retriever eram considerados apenas uma variedade do Retriever, que assumia pelos ondulados e cor amarela. Reconhecidos pelo nome de Golden (ou Yellow) Retriever, apenas foram registrados como raça separada em 1927, na América, onde acredita-se que a raça chegou muito antes do registro.

Competidores por excelência, os cães Golden Retriever demoraram para sair do pódio de caçadores e se tornarem cães de estimação. Muito parecidos com os Labradores também em personalidade, trazem traços de proteção, são cães familiares e muito divertidos. Com grande energia, são superativos, fortes e considerados fáceis de adestrar, pois têm grande inteligência e tendência a querer aprender sempre.

(jumbopetclube/Google)

Terra Nova

Existem muitas especulações sobre a origem da raça, mas sabe-se que foi encontrada em grande maioria no século XVI na ilha de Terra-Nova, uma vila de pescadores localizada na costa do Canadá. Antes da criação do Labrador Retriever, eram eles, cães da raça Terra Nova, que auxiliavam a pesca, trazendo cordas e puxando redes. Ainda há quem diz que já chegaram a salvar a vida de marinheiros daquela época.

Sua integração na Europa e Estados Unidos trouxe grande fama à raça e foi lá que foram considerados mascotes e utilizados em grandes exposições. Apesar da sua fácil domesticação, atualmente, ainda é possível encontrar a raça no seu local de origem praticando as mesmas atividades de séculos antes.

Um pouco preguiçosos, os cães da raça precisam do seu descanso todos os dias após as refeições (seu humor pode variar se não o tiver). Sensíveis, amáveis e extremamente recomendados para crianças, os grandes e peludos garantem uma ótima integração em grandes famílias, além de serem reconhecidos como grandes salva-vidas, resgatando pessoas que amam de qualquer perigo.

Agora que você conheceu o Golden Retriever e o Terra Nova, que tal separar um momento do seu dia para curtir o seu pet? Com certeza ele também tem traços especiais e merece um tempo dedicado só para ele! <3

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.