Por que adestrar o meu cachorro?

Quando falamos de adestramento, encontramos opiniões contrárias a essa prática porque julgam que tiram a liberdade dos cachorros obrigando que tenham comportamentos que não sejam naturais e transformando os bichos em robôs. Adestrar é justamente o contrário, é mais uma demonstração de amor pelo seu cão que traz muitos benefícios não só para você, mas sobretudo para o próprio pet.

Se você tem um bichinho de estimação, com certeza é apaixonado por ele e procura demonstrar o carinho que sente das mais diversas formas possíveis, seja com uma bela alimentação, cuidado com a saúde, presenteando vários acessórios ou se divertindo com ele. Você apenas quer retribuir o afeto gratuito que recebe do seu pet.

Motivos para adestrar

Adestrar não é simplesmente condicionar o cachorro a respostas automáticas, é educá-lo para o próprio bem. Fazer com que ele entenda o que é permitido ou não, é ensiná-lo a interagir, controlar-se e respeitar a autoridade da casa. Assim como nas relações humanas, onde existe o amor e respeito se aprende melhor. Adestrar não é impor comportamentos aos bichos por meio do medo, mas sim mostrar o caminho certo com reforços positivos.

Ensinar o cachorro proporciona momentos de relacionamento profundo e diversão, onde ambos se conhecerão mais e melhor. Embora seja um processo que exija muita paciência, pois cada cão tem o seu perfil, sua personalidade e seu tempo. Essa prática estimulará a inteligência do seu cachorro. Controlará a ansiedade e o medo, fará com que seja mais organizado e disciplinado e cada vez mais companheiro.

Ainda que seja mais fácil educar o cachorro desde filhote, nada impede que ele aprenda depois de crescido, embora seja mais difícil por conta dos hábitos já assimilados ao longo da vida.

Independentemente da idade do seu cão, esse momento deve ser prazeroso e certamente estreitará o laço de vocês!

Para auxiliar no adestramento confira nossa linha de Bifinhos Baw Waw, que seu pet irá amar 😉

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.