Comportamentos estranhos do seu cachorro

Mudanças de comportamento repentinas são motivo de preocupação. O animal se comunica com seu dono por meio de seu comportamento. Se ocorrer comportamentos estranhos do seu cachorro, há alguma razão por trás disso. Algumas ações podem ter diversas interpretações, mas vale a pena tentar entendê-las, pois elas podem fornecer informações valiosas sobre o que está agradando ou não o animal, se ele está sentindo alguma dor ou se alguma de suas necessidades não é atendida.

A partir dos sete anos de idade, a maioria dos cães já podem ser considerados idosos, e essa nova fase traz novos comportamentos e desafios que não podem ser ignorados. Se seu cachorro passou a ter medo de ficar sozinho, teve alterações no seu ritmo de sono ou se tornou agressivo, os comportamentos estranhos do seu cachorro deve ser avaliado. O primeiro passo é tentar identificar o que foi alterado na rotina do cachorro, como mudanças em sua dieta, se há um novo membro na família ou um novo pet; a presença de machucados e ferimentos também deve ser verificada.

Na terceira idade, os cachorros sofrem diversas mudanças físicas e precisam de cuidados específicos e visitas mais frequentes ao veterinário. Preparamos uma lista das situações comportamentais mais comuns nesta fase da vida canina, com dicas de como lidar com essas mudanças e promover o bem-estar do animal:

1. Medo de ficar sozinho

Com as mudanças que ocorrem nessa fase, os cães idosos tendem a ficar mais ansiosos. Devido à maior dificuldade de se locomover, ouvir e enxergar, os animais podem se sentir indefesos na ausência do seu dono e ficar agitados com o momento da separação. Para reduzir essa ansiedade, algumas atitudes podem ser adotadas:

               .Modifique a sua rotina e os sinais de que você está partindo

No final de semana pegue as chaves de casa, como se você fosse sair, e brinque com o seu cão; coloque seu alarme para tocar, mas continue em casa. Ações como essas irão reduzir as crises de ansiedade do seu cão.

               .Mude a duração das suas partidas

Assim, o cão irá se acostumar com a sua ausência.  Saia de casa em curtos períodos de tempo: inicialmente fique de 5 a 10 minutos fora e aumente gradativamente o período em que o cão ficará sozinho.

               .Associe a sua partida com coisas positivas

Proporcione um ambiente confortável e deixe alguns brinquedos para o seu cachorro se entreter enquanto você estiver fora. Ao retornar, analise se o cão está calmo e o recompense por isso.

2. Agressividade

Devido às mudanças físicas ocorridas, o cachorro tende a se sentir mais inseguro e irritado. Situações que antes eram comuns agora podem parecer perigosas. Observe as situações que irritam o cão e procure eliminá-las.

3. Mudança dos Padrões de Sono

Insônia noturna e dificuldades para dormir fazem parte dessa série de mudanças, mas, dependendo da frequência com que ocorrem, precisam de acompanhamento médico. A insônia noturna pode acontecer por conta de fatores secundários, como dores no corpo ou otite. Sem dor o seu cãozinho irá dormir muito melhor.

4. Esquecimento de Comandos

Nessa fase é natural o cachorro esquecer alguns comandos e aprendizados. É necessário ter muita paciência e calma para relembrar esses ensinamentos e ajudar o pet a passar por essa etapa. A disposição do seu cachorro não é mais a mesma, então, é recomendável reduzir o ritmo e frequência das atividades físicas.
Depois de uma vida cheia de brincadeiras e atividades físicas, na terceira idade os cães precisam de cuidados especiais. É responsabilidade do dono entender as alterações comportamentais e oferecer os cuidados necessários para auxiliá-lo. Por isso, fique atento ao comportamento do animal e, se necessário, leve-o ao veterinário.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.