Coronavírus, atividades para fazer com os pets durante a quarentena

O mundo passa por um momento delicado em meio à pandemia do Coronavírus, e para combatê-lo, a contribuição de todos é necessária. Acredite: cada um pode e deve fazer a sua parte para reduzir o avanço do vírus. Respeite as orientações dos órgãos competentes e procure vivenciar da melhor forma possível o isolamento temporário.

Você pode muito bem aproveitar esse momento para passar mais um tempo com seus pets, afinal, eles também precisam de atenção. Aliás, você pode ficar tranquilo, pois não há evidências de que cães e gatos sofram com o vírus e nem que eles possam transmitir a humanos, como falamos em nosso último artigo Coronavírus, animais de estimação podem contrair? Vale a pena ler. Então, veja as atividades para fazer com os pets durante a quarentena!

A importância da atenção aos pets

Durante este período de quarentena, muitas pessoas tiveram que adaptar sua rotina e começar a trabalhar desde casa. Muitas vezes, isso se torna um desafio porque os animais de estimação entendem que, pelo fato de estar em casa, você terá mais tempo disponível para compartilhar a sua companhia. Mesmo que você esteja na correria, busque momentos para estar com os pets. Se eles forem mais calmos, certamente deitarão ao seu lado enquanto você realiza as suas atividades ao telefone ou em frente ao computador.

Um estudo feito pela Universidade japonesa Azabu, comprovou que ao interagir com o animal, o nível de oxitocina do tutor e do pet são elevados, aumentando o amor entre cães e tutores. Legal, não é? Falamos mais sobre isso no blog Amor entre cães e tutores: muito mais que um simples olhar.

Posso passear com os pets?

Com o isolamento exigido, os animais também acabam mudando a sua rotina, afinal, com o objetivo de evitar aglomerações em locais públicos, o tão esperado e querido passeio é comprometido. Passeios são permitidos, porém, os veterinários desaconselham locais aglomerados e pedem para que sejam evitados parques lotados para não haver a contaminação entre humanos. E, depois de voltar para dentro de casa, não deixe de seguir todas as orientações de higiene, que servem sempre, não apenas durante a pandemia (lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, alimentos, suas fezes ou urina, por exemplo).

Brincadeiras dentro de casa

Reserve algumas pausas do seu dia para brincar com o seu animal de estimação. Interaja com o pet e use brinquedos. Pode até não parecer, mas a importância de um brinquedo para cães vai muito além da mera diversão do pet. Embora a aparência de muitos seja bem simples, eles têm funções e finalidades específicas a serem elaboradas. O brinquedo é para o animal de estimação um momento de descontração, queima de energia acumulada e combate ao estresse e ansiedade, proporcionando o bem-estar físico e mental dele.

Mas, intercale brinquedos e não os deixe sempre à disposição, afinal, seu pet precisa entender que brincadeira tem hora. Se não for possível passar muito tempo na atividade física com seu cão ou gato, opte por brinquedos interativos, que estimulem a mente e ofereçam um desafio, como bolinhas com ração ou com efeitos sonoros.

Dormir com o pet

Recentemente publicamos um artigo sobre o tema em nosso blog, Dormir com o pet faz mal?, dissemos que não há nem errado nem certo nesse sentido. A verdade é que existem hábitos em cada família: há quem adora dormir com o pet e aqueles que não curtem tanto. Logo, se você e seu pet estão em comum acordo e gostam, não tem razão para acabar com esse hábito tão benéfico para o vínculo entre dono e cachorro.

No entanto, há uma uma recomendação da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para que pessoas que contraíram a Covid-19 evitem o contato próximo com seus animais de estimação, já que há informações ainda desconhecidas sobre o novo Coronavírus.

Aproveite esses dias para demonstrar ainda mais carinho e cuidado a todos os que você ama. Estamos na torcida e fazendo a nossa parte para que todos atravessem esse momento em segurança e com muita saúde!

Fontes:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/15/coronavirus-e-pets-veja-perguntas-e-respostas-sobre-cuidados-com-animais-de-estimacao.ghtml

https://www.nsctotal.com.br/noticias/coronavirus-confira-os-cuidados-com-os-pets

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.