Atividades para fazer com seu cachorro

Ter uma rotina de atividades para fazer com seu cachorro de estimação é muito importante. Não importa a idade ou o tamanho, cães adoram brincar e fazer atividades físicas com seus donos. Mesmo em dias muito quentes ou frios é fundamental ter diversas opções para entreter seu animalzinho, gastar suas energias, aliviar o estresse e tirá-lo do tédio. Você pode ter bons momentos com o animal de estimação; seja em casa ou em um parque, as opções de lazer para o seu pet são as mais variadas.

Os cães precisam de constantes estímulos físicos e mentais

Essa interação entre você e seu animalzinho de estimação trazem diversos benefícios para ambos. A diversão dos cães oferece a oportunidade dos donos conhecerem novos lugares e se exercitarem em um momento de lazer.

Já o seu pet, se tornará mais comportado e familiarizado com novas situações e ambientes, além de estabelecer uma conexão mais forte entre vocês. Se o estímulo para fazer atividade física vem do seu cão, melhor ainda! Uma motivação a mais para você se exercitar.

Atividades para fazer com seu cachorro são sempre exercícios saudáveis, mas, antes de começar, é importante consultar um médico veterinário. Qualquer exercício físico deve ser feito de acordo com o padrão de cada raça e ser supervisionado, pois eles exigem uma série de cuidados para não machucar o animal e respeitar seus limites.

Veja algumas dicas e ideias de brincadeiras e atividades que você pode praticar com o seu cachorro dentro e fora de casa:

Adestramento
Você mesmo pode adestrar seu cão. É um exercício mental muito divertido que ensinará novos comportamentos e estreitará o laço de confiança entre vocês.

Encontro de cachorros
Sabe aquele seu amigo que também tem um cachorro? Que tal vocês se encontrarem e deixar os pets se divertirem juntos? É importante o seu cão se socializar com outros cachorros.

A diversão para os cães também é garantida dentro dos parques. Muitos deles possuem ‘cachorródromos’, além de espaços amplos e bebedouros.
Existe parques que contam com uma infraestrutura necessária para receber seu melhor amigo como, por exemplo, o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Algumas ruas e praças arborizadas também são ótimos lugares para passear, assim como muitos shoppings, bares e hotéis que permitem a presença animal.

O seu animalzinho também pode acompanhar você em suas atividades físicas, como:

Corridas
Aliviam o estresse e fortalecem a musculatura do seu cão.

Andar de bicicleta
Com seu cachorro ajuda a queimar calorias e melhora o condicionamento físico do pet.

Lançar objetos
Como frisbee e bolas. São brincadeiras que trabalham com a força e forma física dos cachorros. Eles adoram!

Flyball
E uma atividade cada vez mais praticada no Brasil. Nada mais é do que uma corrida de obstáculos para cães. Você mesmo pode construir a pista e se divertir com seu pet.

Brincadeiras com bola
Brincar de futebol e outras brincadeiras com bola como “bobinho” são uma excelente opção para se divertir.

Faça você mesmo

Há alguns brinquedos e petiscos que podem ser usados para tirar seu cão do tédio. As opções são as mais variadas. Jogos como caça ração e esconde-esconde com brinquedos são um ótimo jeito de estimular a mente e corpo do seu cão, além de desenvolverem novas habilidades.

A vantagem das brincadeiras é que elas podem ser feitas em lugares menores, como em casas e apartamentos. Brinquedos que distribuem alimentos, por exemplo, são ótimas opções para o cachorro se entreter sozinho enquanto você está em algum compromisso, trabalhando ou quando não for possível brincar com ele. Assim, ele se sentirá menos solitário.

Você também pode inscrever seu pet em aulas de esportes, como aulas de natação, um divertimento de qualidade para seus cachorros quando você não tiver tempo disponível.

Brincar com o seu cão é muito mais do que uma atividade divertida: melhora a qualidade de vida, a saúde física e mental, além de estreitar os laços de amizade entre vocês. Essas atividades devem ser estimuladas diariamente.

Agora que você tem muitas opções de lazer, diga adeus ao sedentarismo e comece a brincar diariamente com o seu pet.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.