Ronronar dos gatos, o que significa?

Assim como qualquer animal, os gatos possuem o seu meio de se comunicar: miados e ronronos.
O ronronar dos gatos, são muito questionados e mal-interpretados pelos donos. As especulações vão de bons sentimentos à demonstração de que o gato possui asma, crença que faz até com que algumas pessoas doem os seus bichinhos. Infelizmente, essa atitude ocorre por pura ignorância, até porque, essa especulação não passa de um grande mito!

Na verdade, o ato de ronronar é algo tão complexo que os cientistas ainda não conseguiram identificar todos os motivos para esse hábito, mas se sabe que pode acontecer por diversos motivos e em diversas situações, desde momentos felizes até frustrações.

O fato do gato ronronar se refere, normalmente, a uma vibração do seu sistema circulatório, o que ocorre por possuírem uma veia larga próxima ao seu peitoral. Quando os músculos próximos dessa veia se contraem, a vibração torna-se intensa e eles produzem o som de ronronar. Além desse hábito por natureza, ainda há alguns motivos já reconhecidos pelos especialistas para os gatos ronronarem:

CONTATO MATERNO

Desde filhotes, os gatos consideram o ato de ronronar como um meio de comunicação com as suas mães. As gatas possuem o costume de ronronar dando à luz e enquanto cuidam dos filhotes, assim, eles aprendem naturalmente como e quando ronronar. Como é a primeira interação com o som felino e esse som traz consequentemente a segurança materna, os gatos, depois de adultos, podem ronronar simplesmente para buscar se acalmar.

COMUNICAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO EMOCIONAL

A explicação mais comum que ouvimos sobre os gatos ronronarem é demonstrar que estão satisfeitos ou felizes, e essa informação é correta. Muitas vezes os gatos ronronam por estarem relaxados e satisfeitos com alguma situação ou atitude do dono.

O ronrono também pode ser utilizado para a comunicação, petição ou manipulação do dono. Os gatos podem ronronar para pedir carinho, comida ou simplesmente atenção.

DORES E MORTE

O ronrono também pode ser um péssimo sinal: alguns gatos tendem a ronronar quando estão doentes, assustados, incomodados, com dores ou próximos à morte. O fato de emitirem a vibração perto da morte é explicado pelos veterinários como um momento de ansiedade ou euforia, sentimentos que também envolvem humanos em estado terminal.

Portanto, os motivos dos gatos ronronarem são completamente distintos e podem variar muito, principalmente por se tratar de algo individual e referente à personalidade de cada gato. O importante é sempre atender às necessidades do seu gatinho e estar atento às atitudes que ocorrem em sintonia aos ronronos. Só assim poderá supor uma interpretação.

Aproveite o dia para satisfazer o seu gato e acarinhá-lo. É sempre bom ouvir o seu “motorzinho” quando se sabe que é sinônimo de felicidade!

Conheça a linha de produtos Baw Waw para gatos.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.