Porque os cachorros lambem?

São diversos os motivos do por que os cachorros lambem: para demonstrar carinho, chamar atenção, explorar o mundo, coletar informações, e ainda se for em excesso, problema de comportamento.

Lamber é instintivo

Desde recém nascidos os cães já tem contato com esse comportamento. As mães lambem os filhotes para que eles respirem melhor e também para que seu cheiro fique na ninhada. Enquanto os filhotes podem lamber a boca das mães para pedir comida.

Na matilha, o cão ou o lobo lambe os animais que gosta e quando foram domesticados trouxeram esse comportamento da vida selvagem e aplicam nas pessoas de casa. Além do afeto, a lambida também pode significar submissão.

Se você não gosta das lambidas do cachorro, ignore-o toda vez que o fizer. Não tendo atenção ele tende a não continuar fazendo. Caso seja muito teimoso, existe o adestramento.

Lambeijos

Assim sendo, podemos entender um dos motivos do por que os cachorros gostam de lamber os donos: amor. Isso mesmo. Esta é uma das formas de maior prova de carinho que o seu cachorro poderá ter por você. Aliás, este é o chamado “beijo canino”.

Desta forma, também podemos entender que o cão está tentando se comunicar de alguma forma. Visto que, como falamos, através da língua ele consegue sentir melhor o ambiente. E para ele, sentir o ambiente é, inclusive, mostrar ao seu dono o quando ele o ama.

Agora que você já sabe por que os cachorros lambem, vale ficar de olho se ele lambe a si próprio em excesso, já que pode ser um sinal grave de comportamento. Nesses casos, procure sempre um médico veterinário.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.