Rações Reis

Mundo Pet

Origem das raças : Shih Tzu

ORIGEM

Os cães da raça Shih Tzu têm sua provável origem no Tibet no século 17. O nome significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China, sendo fortemente associada ao budismo.

O Shih Tzu como é conhecido hoje é um cruzamento de cães sagrados do Tibete e ancestrais do Pequinês. A popularidade da raça começou a partir da década de 1960 nos Estados Unidos e foi reconhecida pela American Kennel Club em 1969.

CARACTERÍSTICAS

Cão de pequeno porte de vários tons e cores, a pelagem é longa no topo e densa embaixo. Uma das características marcantes da raça são os dentes inferiores que são mais proeminentes que os dentes de cima.

PERSONALIDADE

São alegres, extrovertidos, apegados à família e ótimo com crianças. Porém não são fáceis de educar e podem mostrar certa teimosia à comandos. As fêmeas tendem a serem mais agitadas e os machos costumam ser mais peludos.

SAÚDE

Sendo cães braquicefálicos, podem vir a ter problemas respiratórios, de roncos até apnéias. É preciso ter atenção com a limpeza dos ouvidos para evitar infecção, ter o hábito de caminhar e alimentá-lo corretamente para não ficar obeso e cuidar bem dos dentes para evitar problemas periodentais. E, por fim, tem tendência à coprofagia (comer fezes)

CURIOSIDADES

Hoje o Shih Tzu é uma das raças mais populares do Brasil.

Ocupa o 70º lugar no ranking de inteligência canina.

Fontes: Guia de raças, Tudo sobre cachorros 



Voltar