Castração de cães e gatos – importância e benefícios

Todos os dias, deparamo-nos com animais que enfrentam grandes desafios por terem as ruas como lar. A adoção é uma das ações mais importantes para reduzir o número de abandonos, mas não chega à sua total eficiência quando o animal ainda tem liberdade de ir e vir. O motivo? Bem, sua reprodução é bastante rápida e, para evitar que esse número aumente, a castração de cães e gatos é essencial.

Atualmente, ONG’s e indivíduos amantes de animais, além de recolher cães e gatos das ruas, sugerem o procedimento de castração. Isso tem por objetivo reduzir a natalidade, mas também é uma prática que inibe instintos de fuga dos animais, evitando que escapem de suas casas.

Apesar de a reprodução descontrolada e o abandono serem considerados os principais motivos para optar pela castração, devemos nos atentar também aos outros benefícios. Desse modo, trouxemos, neste post, tudo o que você, dono de pet, deve saber a respeito do assunto. Confira a seguir.

Entenda os principais benefícios da castração em cães e gatos

Se você ainda tem dúvida acerca das vantagens de castrar seu animalzinho, nós vamos listar algumas essenciais:

  1. diminui os riscos de contração do câncer de mama e de testículo, bastante comum principalmente em cachorros;
  2. reduz a frustração sexual, evitando fugas e brigas com outros animais;
  3. as fêmeas não entram mais no cio, ou seja, não sangrarão mais;
  4. reduz a necessidade de marcação de rastros (com a urina);
  5. melhora o comportamento do seu pet, diminuindo a agressividade.

Existem inúmeras dúvidas e especulações sobre esse procedimento e, portanto, esclarecemos algumas delas abaixo.

Saiba como funciona o procedimento

É sugerido que o procedimento de castração aconteça antes de seu bichinho completar um ano de idade. Nada impede que seja feito mais tarde, mas, quando realizado nesse tempo, ele é capaz de desenvolver um comportamento mais dócil, evitando atitudes agressivas, além de impedir que o animal marque rastros pela casa com urina. Quando o pet é castrado mais tarde, ele também pode se tornar assim, mas há a possibilidade de não acontecer com a mesma eficiência.

No caso das fêmeas, a maior dúvida é se devemos esperar a primeira ninhada para recorrer ao procedimento, isso porque algumas pessoas acreditam que as fêmeas ficam emocionalmente abaladas se nunca tiverem filhotes, mas isso é apenas uma crença popular. Surpreendentemente, é recomendado que a castração ocorra antes da primeira ninhada. Assim, evitam-se grandes chances da contração do câncer de mama.

Confira como é realizado o procedimento nos pets

Se você quer entender mais sobre como funciona todo o processo de castração, continue a leitura e não perca nenhum detalhe.

A pré-castração

O primeiro passo a ser feito pelo dono do animal é realizar uma consulta veterinária para averiguar a saúde e se está apto para realizar a castração. Após isso, é necessário realizar alguns exames para verificar se realmente está tudo bem e, então, marcar a cirurgia.

Os exames pedidos são, em suma, eletrocardiograma e hemograma, principalmente por conta da anestesia. Alguns bichinhos que tenham problemas cardíacos, por exemplo, devem receber mais atenção do médico.

Após tudo conferido, antes da cirurgia, o animal deve estar 12 horas sem se alimentar e, pelo menos, seis horas sem tomar nenhum tipo de líquido a fim de garantir a segurança dele durante o procedimento.

A hora da cirurgia

A cirurgia é considerada simples pelos veterinários e os seus riscos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico. Normalmente, a anestesia é geral, e o animal não sente nada além da picada. O animal estará sedado, como se estivesse dormindo.

Caso prefira, é possível fazer a castração com a sedação respiratória que, além de indolor, é mais segura para o animal. No entanto, seu custo é maior do que a sedação comum.

Vale ressaltar que é importante buscar um veterinário com procedimentos éticos e que respeite o bem-estar do seu animal. Nas fêmeas, acontece a retirada do útero, trompas e ovário, enquanto nos machos são retirados os testículos.

Pós-castração

O único ponto de ressalva a ser feito logo após a castração é que vômitos podem acontecer e, portanto, coloque o animalzinho em um lugar confortável e fácil de limpar caso isso aconteça.

Os maiores cuidados do pós-operatório são os pontos que podem ser internos (e não são retirados) ou externos (que devem ser posteriormente tirados pelo veterinário). Logo, o dono deve se atentar à cicatrização do seu amigo.

Dentro de uma semana, os animais já conseguem realizar suas atividades normais sem grandes dificuldades. Aqui, devemos ressaltar que o animal deve permanecer após a castração com uma roupinha especial a fim de evitar que lamba ou morda os pontos.

Para cachorros, é muito comum que se utilize o colar elizabetano, mais conhecido como abajur, para evitar que o animal tente rasgar a roupinha com os dentes e fira ainda mais a área que estará frágil. Com isso, é possível reduzir as chances de uma segunda cirurgia (nesse caso, de emergência).

Lembre-se de que os donos do pet devem limpar a sutura após retirar os curativos e realizá-la de acordo com as indicações da clínica. Portanto, tire todas suas dúvidas com o veterinário.

Saiba se o mito de engordar após a castração é real

O procedimento altera o comportamento do pet, deixando-o mais calmo e, consequentemente, um pouco preguiçoso. Essa ação pode diminuir sua iniciativa para realizar exercícios físicos, o que pode levá-lo a ganhar peso.

No entanto, isso pode ser facilmente resolvido. Basta entretê-lo mais! Você pode usar catnip para gatos e jogar a famosa bolinha para os cachorros. Ah, além disso, é possível conversar com o veterinário para saber se há a necessidade de controlar a alimentação do seu animalzinho.

Agora ficaram claros todos os benefícios da castração de cães e gatos, não é mesmo? Portanto, escolha um veterinário de confiança e castre seu pet. Além de reduzir a natalidade, você evita problemas como marcação de território e cios indesejados. Mas não esqueça: para tanto, certifique-se de realizar os exames de hemograma e eletrocardiograma, além de estar atento à cicatrização pós-cirurgia. Assim, você terá um bichinho saudável e pronto para muitas aventuras!

Se você gostou deste post e quer continuar atualizado sobre o mundo dos pets, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Lá nós compartilhamos semanalmente conteúdos e novidades para seu animalzinho. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.