Carrapatos – Causas e tratamento

Só de ouvir a palavra “carrapatos” já ficamos perturbados, tanto por serem parasitas asquerosos quanto por transmitirem doenças.

Os carrapatos são parasitas externos, ou seja, vivem na superfície do corpo dos animais domésticos, silvestres e humanos e se alimentam do sangue dos seus hospedeiros. Eles são verdadeiras pragas, pois podem causar doenças fatais como: febre maculosa (em humanos), a erliquiose canina e a babesiose.

Só quem tem um bichinho em casa sabe o quanto é difícil manter os carrapatos longe dos pets, pois eles podem estar tanto em áreas urbanas, como chão e frestas de paredes, quanto em parques, gramados e áreas com vegetação. E até mesmo quem não leva seu animal de estimação para passear na rua pode sofrer com esses parasitas, caso seu vizinho passeie com o pet e, assim, traga o carrapato com ele.

Além disso, eles se proliferam com tanta rapidez que muitas pessoas acham que eles voam ou pulam como pulgas, mas, na verdade, eles chegam até seu alvo andando e se agarram na pele do animal, onde “passeiam” pelo seu corpo até encontrarem um local seguro, como pescoço ou cabeça. Ali eles fazem a sua alimentação, soltam-se voluntariamente, caem no solo, depois voltam para um novo animal dando continuidade ao seu ciclo. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), cada fêmea pode colocar cerca de 3 mil ovos.

Como saber se meu pet está com carrapato?
Observe se ele tem se coçado, pois é muito comum que isso venha a acontecer, dependendo da quantidade de parasitas pode coçar muito ou pouco. Também procure pelos carrapatos nos locais onde eles mais gostam de ficar, como orelhas, pescoço, virilhas, cabeça e entre os dedos.

Ele está com carrapatos! E agora?

O primeiro passo é levar o seu animalzinho ao veterinário. Ele saberá indicar o quão infestado o bicho está e qual procedimento seguir. Neste caso, não só o cachorro será tratado, mas também o ambiente, porque na maior parte do tempo os carrapatos ficam no local onde o animal vive.

A Baw Waw separou para você algumas dicas do Richard Rasmussen para auxiliar no tratamento do seu pet e para deixá-lo sempre protegido. Confira!

Seguindo essas dicas, você irá manter seu bichinho e o ambiente livres dessa praga de forma rápida e segura.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.