Persa: a origem das raças

Do cruzamento de gatos vindos da Pérsia (atual Irã) com gatos da Turquia origina-se o gato da raça persa, em torno de 1800. Anos mais tarde foram expostos os primeiros da raça na Inglaterra. A partir das primeiras aparições, cientistas fizeram estudos e melhoramentos genéticos para obter maior variedade de cores e padrão de pelagem. Teorias apontam que a raça persa é o que é hoje através do cruzamento com gatos da raça angorá.

Pelagem densa, comprida e sedosa por todo o corpo são as características mais marcantes nos persas, por isso era muito falado que era um gato de luxo.

Temperamento

O gato Persa é dócil, fiel e apegado ao dono, mas ainda mantém a independência e não lida bem com a solidão por períodos muito longos. Raça calma e pouco ativa é ideal para quem vive em apartamentos e espaços pequenos, já que preferem atividades no chão e não escalando, seu miado é pouco frequente e quando acontece geralmente é discreto.

Por possuir pelos longos (de dez a vinte centímetros) eles devem ser escovados com frequência para evitar os nós. As regiões com maior propensão de embaraçar são o tórax, abdômen, atrás das orelhas e na parte interior das patas.

É necessário dar atenção especial aos olhos que podem lacrimejar com frequência sendo assim a limpeza com gaze ou cotonetes é fundamental para evitar que manche os pelos da face e o surgimento de fungos.

Saúde

A saúde do gato persa pode ser um pouco frágil, tendem a ter doenças renais, testículos ocultos e conjuntivites. Por isso mantenha a rotina com o seu veterinário de confiança.

A expectativa de vida da raça é de 15 anos. Esteja atento ao histórico familiar do gato que for adquirir evite pais que sejam parentes (cruzamento entre irmãos, pai filha, mãe e filho). Porque o filhote tende a ter maiores problemas de saúde.

Como é uma raça de difícil reprodução também é difícil achar filhotes para adoção, sendo mais fácil adultos ou mais velhos, mas ainda em quantidade limitada.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.