Maine Coon, o gato gigante: a origem das raças

Conhecido como “cão do mundo felino” e “o gigante gentil”, Maine Coon é a maior raça de gatos domésticos, chegando a atingir 1 metro de comprimento. São fieis ao dono e necessitam de companhia. Brincalhões mesmo quando adultos, gostam de interagir com pessoas, mesmo crianças, e outros animais.

Originado na Costa Nordeste do Canadá há mais de 200 anos, a raça ainda tem muitas lendas que cercam sua origem. Um grupo acredita que foi o cruzamento de guaxinins com gatos domésticos enquanto outro grupo acredita que seja o cruzamento do lince-do-canada com gatos domésticos.

No entanto, a explicação mais aceita é que foi resultado do cruzamento entre gatos da raça angorá com gatos de pelos longos do Norte do Canadá que chegavam da Europa já que eram usados para controlar ratos durante as embarcações.

Qual a origem do nome?

Para os entusiastas das lendas o nome teve origem do guaxinim (racoon em inglês). Porém o mais aceito é que é uma herança do Estado americano do Maine, que foi a primeira região a reconhecer a raça e apresentá-la em exposições.

São gatos de pelagem longa, mas não tanto se comparado aos persas. Os machos chegam a pesar 13kg enquanto as fêmeas por volta de 8kg. O desenvolvimento dos Maine Coons leva de três a cinco anos para alcançar à fase adulta e sua expectativa média de vida é 12 anos.

A raça é bastante resistente, o maior risco é a cardiomiopatia que é uma doença cardíaca comum em gatos de qualquer natureza. Problemas mais frequentes nos Maine Coons ocorrem por causa de excesso de peso.

Faça visitas periódicas ao veterinário, check ups nunca são demais.

Conheça a NATURAL PRO, ração Premium Especial com baixo teor de sódio que melhora a manutenção da pressão arterial e o bom funcionamento renal.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.