Gato Himalaio: a origem da raça

Dono de uma bela pelagem e com um temperamento companheiro, o gato himalaio é o destaque no blog de hoje. Então, vamos conhecer a origem da raça!

CONFUNDINDO MUITA GENTE

Pode falar a verdade, quando você olhou para a foto, logo pensou que fosse um gato persa ou siamês, não é? E você não está tão errado assim, pois essa confusão tem um motivo bem interessante: o gato himalaio é justamente fruto do cruzamento das duas raças, Persa e Siamês.

Apesar do nome, o gato himalaio é uma raça bem recente, aproximadamente de 1920 e originária dos Estados Unidos. O nome é uma menção aos coelhos himalaios, que têm uma coloração mais escura nas extremidades, ou seja, orelhas e patas, da mesma forma que acontece com os gatos da raça.

TEMPERAMENTO

O himalaio é ideal para a vida em apartamento por seus hábitos de higiene; é um companheiro delicado, que tem miados muito baixos e socializa muito bem com outros bichos. Como qualquer outro animal de estimação, o pet precisará de um momento ao ar livre para gastar as suas energias e o tutor deverá estimulá-lo para isso.

Mesmo sossegado, haverá momentos de surtos de atividade, principalmente quando filhote. Ele estará quietinho e, de repente, sairá correndo e rolará pela casa toda. A raça é também carinhosa e não se preocupa com a mudança de rotina.

CUIDADOS BÁCISOS COM A SAÚDE

Uma alimentação saudável é indicada para qualquer pet, afinal ela contribuirá para manter todos os nutrientes necessários ao organismo do seu animal de estimação. Por ser um gato mais tranquilo, é importante o tutor estar atento ao controle da obesidade para evitar doenças. A alimentação balanceada também mantém bonitos seus pelos volumosos, cuja escovação deve ser quase diária; os banhos podem ser mensais.

Outro cuidado comum à raça é a higienização cuidadosa do rosto. Por ser achatado, as marcas das lágrimas podem se depositar em seu pelo e dar um pouco mais de trabalho para a limpeza. Caso as secreções dos olhos passem a ser recorrentes, é recomendada a visita ao veterinário para a indicação de um colírio próprio.

Gostou da origem do gato himalaio? Você pode conhecer muitas outras histórias em nosso blog!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.