Pastor Alemão: A origem da raça

Atento, fiel e corajoso são algumas das características mais marcantes desse cachorro tão querido. Convidamos você a descobrir aqui a origem da raça Pastor Alemão.

ORIGEM E MIGRAÇÃO

Registros do século XII já comprovavam a existência, na Alemanha, de cães de pelos mais claros muito parecidos com a raça Pastor Alemão. Só que a raça, como a conhecemos hoje, surgiu no século XIX, do cruzamento de cães pastores para criar um de porte atlético, mais inteligente e habilidoso.

Um dos principais responsáveis por esses cruzamentos foi o capitão Max Von Stephantiz, para que a raça auxiliasse no pastoreio. No entanto, com a industrialização da Alemanha, cada vez menos essa função era necessária, e o governo aceitou usar os cães na polícia e no serviço militar. Eles serviram como mensageiros da Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial e ajudaram na sentinela e no resgate de feridos, fazendo com que a raça ficasse mais conhecida.

PERSONALIDADE

O pastor alemão é uma raça muito sociável, atenciosa e protetora com seus tutores. São conhecidos por sua grande obediência, mas também por toda sua energia. Quem tem um pastor alemão, sabe perfeitamente como é necessário encontrar momentos e atividades para que o pet se exercite todos os dias. A raça ocupa a terceira posição do ranking de inteligência canina, portanto, ela vai adorar brincadeiras que desafiem seus instintos e perspicácia.

Com uma expectativa de vida de 14 anos e chegando a pesar, em média, 40 quilos, está longe da sua personalidade ser um cão que se intimida, principalmente quando está perto de seus donos; a raça Pastor Alemão tem uma excelente condição física e faro aguçado, aguentando com facilidade esforços prolongados ou mais intensos.

CUIDADOS BÁSICOS

Se você quer ter um pastor alemão, prepare-se: a raça solta muitos pelos durante o ano todo. Essa é uma característica própria da raça e não há nada que possa ser feito. Portanto, acostume-se a dedicar um bom tempo par a escovação dos pelos. O indicado é de duas a três vezes por semana.

Em relação aos banhos, a raça costuma ser muito limpa e não exala muito cheiro, portanto, os banhos são indicados quando realmente necessários, visto que a alta frequência pode retirar os óleos naturais e saudáveis existentes no pelo.

Assim como qualquer pet, uma alimentação saudável é responsável pelo bem-estar e longevidade da raça. Dê preferência às rações próprias para cães de grande porte; elas são desenvolvidas especialmente para suprir as necessidades nutricionais do seu cão. Petiscos também são sempre bem-vindos e podem ajudar bastante a adestrar o animal.

Com grandes cães, chegam grandes responsabilidades! O Pastor Alemão é um grande amigo que merece todo carinho e cuidado. Você não vai se arrepender!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.