Doberman: a origem da raça

De personalidade bastante afetuosa e leal, conheceremos hoje um cachorro destemido e imponente, descobriremos a origem da raça Doberman.

Origem recente

Diferente de outras raças que já apresentadas por aqui, o Doberman tem uma origem recente, no final do século XIX, na Alemanha. Relatos narram que o cobrador de impostos Karl Friedrich Louis Dobermann – daí o nome da raça – via a necessidade de um cachorro que o protegesse enquanto passava de porta em porta realizando o seu trabalho. Então, Louis Dobermann investiu no cruzamento de raças como o pastor alemão, rottweiler, pinscher e alguns terriers, a fim de ter especificamente um cão de guarda.

Porte e temperamento

A raça Doberman tem como características o seu porte imponente, esbelto e musculoso. Mesmo com uma cara de mau, ele é um cão muito atencioso, fiel ao seu dono e extremamente protetor. É muito inteligente, corajoso, confiável e cheio de energia, por isso, não é aconselhável tentar criá-lo em apartamentos ou lugares pequenos.

Donos de um admirável vigor, têm uma grande necessidade de gastar sua energia diariamente com atividades que exijam de sua inteligência e força. Mantê-los entretidos é fundamental para sua saúde e temperamento, já que tendem a ficar frustrados e agressivos quando entediados.

A fama de agressividade chega a ser injusta quando não se conhece bem as características da raça. A raça Doberman é naturalmente protetora, um aspecto muito marcante de seu instinto, é também uma raça com forte tendência territorialista, portanto, quando estiver em seu espaço, não gostará de dividi-lo com ninguém.

Adestramento

É fundamental adestrá-lo muito bem desde pequeno para que ele entenda os limites e aprenda a obedecer. Não é uma raça adequada para donos de primeira viagem, pois é preciso treiná-los bem, entender a sua forma de se comportar e ensiná-los a conviver pacificamente.

Quando as necessidades básicas do Doberman de atenção, carinho e disciplina são levadas a sério, a raça demonstra todo o seu afeto e lealdade à família.

Conheça mais sobre a raça

Inclusive, em nosso canal no YouTube temos uma matéria bem completa falando tudo sobre a raça e desmistificando a má fama criada injustamente sobre o Doberman. Está bem bacana. Venha conferir e se apaixonar pela raça!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.