Dálmatas: a origem das raças

Quem conhece o filme 101 Dálmatas se lembra muito bem dessa raça elegante, simpática e companheira, que chama muita atenção por sua pelagem cheia de manchinhas pretas e que se destaca de todas as outras raças.

A origem

O nome Dálmata vem de Dalmácia, uma região da costa da Croácia, mas a origem da raça tem algumas versões. Há quem afirme que eles são da Dinamarca, país onde são extremamente populares. E existem evidências artísticas que indicam uma origem muito antiga e que confirmam que realmente é uma raça “nascida para brilhar”, pois os primeiros registros da raça aparecem em pinturas italianas do século 16.

Atividade

Entre as várias funções históricas da raça, a que mais se destaca é a de cão de carruagem. Os peludinhos que cumpriam esse trabalho tinham uma função prática e estética. Eles protegiam os cavalos do ataque de cães e traziam certo charme e estilo à passagem da carruagem.

Os Dálmatas também são conhecidos como mascotes de bombeiros, pois, antigamente, os “carros” eram puxados por cavalos.
E esses cães, além de protegê-los, também ajudavam os bombeiros. A sua resistência para grandes caminhadas fazia dele o cão perfeito para essa função.

Performance

A raça Dálmata é musculosa, de grande porte, com tamanho médio de 55 cm e peso de 25 Kg, a sua pelagem é curta e não exige muitos cuidados.

É um cachorro dócil, divertido e impaciente, que precisa de muito exercício para se comportar bem em casa. Ótimo companheiro para caminhada e principalmente corridas, já que é uma raça muito ativa.

Expectativa de vida do Dálmata

A raça Dálmata possui uma expectativa de vida entre 10 e 13 anos. Apesar de possuírem propensão a algumas doenças genéticas, são animais saudáveis e não precisam de cuidados muito específicos. Vale sempre ressaltar a importância de manter as vacinações, vermífugos e antipulgas em dia, especialmente por serem cães que adoram curtir a vida em ambiente externo.

Agora que você sabe tudo sobre a origem dos Dálmatas, que tal dar uma conferida nos produtos Baw Waw. E oferecer o melhor para seu melhor amigo.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.