Como tirar o cheiro forte de urina e fezes de cães e gatos?

A alegria causada pela chegada de um novo cachorro em casa é extremamente excitante, né? Porém, com a vinda do novo bichinho na família, algumas situações tendem a incomodar os novos tutores, como cuidar das necessidades dos pets e tirar o cheiro forte de urina e fezes dos cães e gatos da casa. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas neste artigo.

Que tal começar pela educação do pet?

A urina e fezes dos cães, além de desagradáveis, podem ser prejudiciais a você e também para o ambiente, uma vez que contêm bactérias e a urina possui alta concentração de ureia. Além disso, ela pode liberar amônia, um gás tóxico e corrosivo. Ou seja, tirar os vestígios da urina e fezes dos cães também é uma questão de saúde e bem-estar.

Confira quatro passos para tirar o cheiro de urina e fezes dos cães

Para quem está tentando ensinar o pet a fazer suas necessidades no lugar correto, o cheiro de urina também é um problema, pois os cães costumam procurar o local “certo” de fazer xixi pelo olfato. Logo, se um lugar estiver com cheiro de urina ou fezes, ele provavelmente será escolhido na hora das necessidades. Então, sempre que notar que o seu pet urinou ou defecou no lugar errado, limpe o ambiente o mais rápido possível.

Retire bem todo o resíduo da urina ou fezes

No momento da limpeza, evite utilizar produtos diretamente na urina. Isso fará com que o produto perca sua ação de limpeza, e a mistura dos cheiros pode ser ainda pior que o cheiro do xixi. Então, em vez disso, retire bem todo o líquido antes de começar a aplicar qualquer produto. Caso a urina ou fezes estejam em piso frio, a limpeza é bem fácil: utilize papéis absorventes ou panos, não se esquecendo de utilizar luvas higiênicas. Agora, se o seu filho de quatro patas escolheu madeira, tapetes ou carpetes como banheiro, você deve pressionar o local levemente com um pano ou papel absorvente.

Evite as famosas receitas milagrosas

É comum escutarmos falar de receitas caseiras que prometem milagres. Mas, atenção: tome muito cuidado ao utilizar produtos que não são destinados exclusivamente para pets. Isso porque, com certa frequência, o cachorro ou gatinho poderá apresentar alergias ou outras reações ao entrar em contato direto com produtos desconhecidos. Então, antes de utilizar vinagre, bicarbonato ou itens do gênero, consulte o seu veterinário de confiança.

Hora de desinfetar

Apenas retirar a urina ou fezes do local não vai deixar tudo completamente limpo, muito menos eliminar o cheiro forte. Por este motivo, desinfetar o ambiente é essencial. A limpeza, além de primordial para retirar o forte odor, permite que o ambiente fique completamente livre de bactérias e outros agentes prejudiciais à saúde. Para isso você precisa produtos específicos para a total higienização e que não prejudiquem a saúde do seu pet, como os limpadores perfumados da Baw Waw.

Previna acidentes

Tirar completamente o cheiro de urina e fezes não é uma tarefa muito agradável. Por isso mesmo, a melhor forma de lidar com o problema é prevenindo acidentes. Nesse sentido, uma das técnicas mais eficazes para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo é o que os veterinários chamam de reforço positivo. Funciona assim: em vez de punir o pet quando ele se aliviar no lugar errado, coloque um tapete higiênico em algum cantinho da casa e fique atento aos momentos em que o pet sentir vontade de fazer suas necessidades.

Ao perceber que ele está apertado, leve-o imediatamente para o tapetinho. E assim que ele fizer o xixi ou cocô, dê uma recompensa com um petisco. Desta forma, ele entenderá que é ali que deve ir quando quiser se aliviar.

Viu? Nem é tão difícil assim tirar o cheiro forte da urina e fezes de cães e gatos, né? Teste as nossas dicas e comente aqui se deram certo.