Caixa de areia para gatos – importância e cuidados

Os felinos são extremamente cuidadosos com a sua higiene, tanto que passam grande parte do tempo se lambendo e garantindo pelos penteados e limpos. Outra característica marcante desses animais é o ato de enterrar suas fezes e urina, quando existe a oportunidade, em sua caixa de areia.

Apesar de ser um animal doméstico, os gatos devem ser respeitados pelos seus comportamentos de origem, seus instintos, até porque será um desafio tentar mudá-los. Eles estão em uma posição intermediária na cadeia alimentar, ou seja, são animais que caçam e são caçados.

O ato de enterrar as fezes e a urina surge desse ponto, com a intenção de não deixar rastros aos seus predadores, embora alguns gatos não enterrem seus dejetos por preferirem amedrontar outros animais, dominar território e em sinal de autoconfiança.

O gato sempre optará por lugares cobertos por terra e areia para fazer suas necessidades. Portanto, é importante investir em uma caixinha de areia. Apesar da preferência por locais arenosos, ainda assim, podem mostrar-se relutantes à caixinha.

Não há regras para as caixas de areia, pois cada animal se adapta melhor a um padrão específico, mas alguns cuidados básicos devem ser considerados para a saúde e conforto do seu bichinho. Continue lendo este post e confira!

Localização e tamanho

É importante que cada gato tenha, pelo menos, duas caixas de higiene. Elas devem ser sempre maiores que o animal e não muito altas, estar estrategicamente localizadas em lugares calmos, sugerindo praticidade ao animal. Evite cercá-las com tapetes sintéticos, isso pode machucar as patas do seu gatinho.

Areia

Existem muitos tipos de areia higiênica para gatos: granulada, em pedrinhas, madeirinha ou sílica. Dentro dessas categorias, ainda há areias perfumadas, em gel, etc. O dono normalmente opta por aquela que neutraliza melhor o odor e que exige ser trocada com menos frequência, mas a preferência deve ser do animal. Portanto, experimente e escolha aquela com que seu pet se adaptar.

Tipos de areia

Como acabamos de ver, existe uma variedade enorme de tipos de areia para se comprar, e o conforto do seu gato deve ser a prioridade na hora de investir. Para que a escolha seja eficiente, é importante conhecer cada tipo de areia antes de partir para a compra. Se a areia não funcionar, tente trocá-la, baseando-se no jeito que seu gato se adaptar melhor. Entre os principais tipos de areia, podemos citar:

Sílica

Antibactericida e desodorizante, esse tipo de areia é feito de silicato de sódio, com alta capacidade de absorção, deixando a caixa quase sempre seca para seu gato. Essa capacidade faz com que também retire grande parte do mau odor. Ela conta com alta durabilidade, mudando a coloração conforme entra em contato com a urina, além de sua capacidade antibactericida, que faz dela uma das areias mais recomendadas.

Madeira

A areia de madeira é outra opção que vem tomando seu lugar no mercado, mas que não foge muito das vantagens das demais. Por ser de materiais puramente orgânicos, também é considerada biodegradável, e tem grandes capacidades de absorção e contenção da urina, assim como controle de odores.

Higiênica comum

Esta talvez seja a opção mais comum, por ser uma das mais em conta. Essa areia, apesar de cumprir o seu propósito, tem a absorção e o controle de cheiro não tão eficientes, além da falta de composição biodegradável.

Granulado higiênico

Feito de cereais ou madeiras, os granulados são muito eficazes, mas, ainda assim, pouco utilizados. Com traços bastante parecidos aos compostos higiênicos usados para roedores, esse material biodegradável separa com muita eficácia a urina do resto da caixa e ainda pode ser descartado de forma ecológica.

Biodegradável

Por fim, temos essa opção que lembra muito a areia comum, mas com a diferença de que a areia biodegradável é artificialmente formada por componentes orgânicos. Sua variedade de tipos e tamanhos é muita, mas todas constituídas de compostos orgânicos derivados de alimentos e com garantia de alta absorção e inibição de odores.

Higiene

Seu gatinho é criterioso com a higiene, e isso é um dos principais pontos a se cuidar, deixando a caixinha sempre limpa e com areia seca. No entanto, é importante saber como limpar a caixa de areia de maneira correta e mantê-la por longos períodos assim. Para isso, veja a seguir as principais dicas de limpeza e como manusear esses itens do seu gato de maneira eficaz.

Fazer uma limpeza superficial diariamente

O primeiro passo da higienização da caixa de areia são as limpezas diárias. É recomendado que, pelo menos, duas vezes ao dia todas as fezes sejam retiradas da caixinha. Isso pode ser feito com uma pá própria para essa função. Além disso, pode ser feita a retirada de um pouco de areia superficial.

Realizar a higienização completa

Além das limpezas diárias, no final de toda semana uma limpeza mais profunda precisa ser feita, focando na caixa toda. Nessa vez, além de retirar todas as fezes, a areia deve ser trocada por completo, a atual deve ser jogada fora, a caixa deve ser lavada e uma nova areia colocada.

Utilizar material de proteção

Alguns tipos de areia não são tão eficazes no controle de odor. Então, recomenda-se utilizar máscaras durante a limpeza, além de luvas para evitar o contato direto com a areia suja.

Cuidar de um gatinho não é uma tarefa fácil devido aos inúmeros afazeres que uma vida exige, e a higiene da caixa do pet pode ser uma dessas principais dificuldades. A falta de tratamento da caixa de areia do gato pode, além de causar mau cheiro na casa, originar doenças ao bichano, pois ele a utiliza diariamente. Por isso, é indiscutível a importância de limpar a caixa e trocar a sua areia periodicamente. Somente em um ambiente limpo seu gato estará seguro e confortável para fazer suas necessidades.

Esse conteúdo foi importante para você? Então assine a nossa newsletter e receba outras novidades especiais para oferecer ao seu pet!

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.