Por que os gatos dormem muito?

Quem convive com gatos certamente já percebeu que eles passam grande parte do dia descansando e têm maior disposição à noite. Essa questão deixa muitos donos intrigados, mas tirar diversos cochilos durante o dia é normal para o pet. Segundo estudos eles dormem aproximadamente 15 horas por dia, ou seja, somente durante um terço da sua vida os gatos estão acordados. Mas isso tem uma explicação!

Felinos são selvagens

Os felinos são predadores com hábitos noturnos, animais selvagens que estão sempre atentos e prontos para se defenderem.  Assim como todos os felinos, o seu gatinho tem como natureza ser um caçador e instintivamente ele conserva sua energia, descansa o máximo possível para estar bem disposto à noite, momento em que uma eventual caçada pode acontecer. Mesmo domesticados, os pets não perderam suas características selvagens e suas brincadeiras refletem isso.

Eles têm o sono leve

Cerca de 70% dos cochilos que os gatos tiram durante o dia não são sonos profundos. Eles se encontram atentos ao menor sinal de perigo, captam informações como sons, cheiros e movimentos ao seu redor, estando sempre prontos para atacar. Se na natureza os gatos caçam, lutam e defendem seu território, em nossas casas eles encontram segurança e abrigo. Sem nenhum estímulo mental, tirar cochilos pode se tonar o melhor passatempo quando não há nada melhor para fazer.

Alguns fatores podem aumentar o sono do pet

A idade do pet influencia em quantas horas ele dorme por dia. Os filhotes, em relação aos adultos, tendem a passar a maior parte do dia descansando. O clima também pode interferir em seus hábitos de sono. Assim como os humanos, eles ficam mais preguiçosos em dias nublados e chuvosos.

Mas descansar por muito tempo pode trazer alguns problemas

Passar muito tempo sozinho e sem fazer nenhuma atividade física pode ocasionar problemas graves para o animal, como a obesidade e transtornos comportamentais.

Para acabar de vez com essa preguiça e resolver o problema do sedentarismo, existem brincadeiras que farão o pet gastar a energia acumulada. Os gatos conseguem fazer com que qualquer coisa vire brincadeira! Tenha diversos brinquedos à disposição, observe quais prendem a sua atenção e trabalham suas habilidades de caça. Com essa perspectiva, o pet procurará um alvo inimigo no conforto do seu lar e os brinquedos ganharão vida. O ideal é criar uma rotina diária para brincar com o seu pet, assim você alivia o estresse do animal e cria uma relação de cumplicidade entre vocês.

Encontrar equilíbrio é fundamental

Uma rotina de brincadeiras e exercícios deve vir acompanhada de uma alimentação e dieta equilibradas para os hábitos e características do seu pet, com nutrientes e porções adequadas às suas necessidades.

Equilibre uma alimentação saudável com brincadeiras e momentos de descanso para o seu pet. Os gatos são capazes de adaptar seus hábitos de sono para passar um maior tempo com você, eles vão adorar passar mais tempo acordados se divertindo.

Conheça a linha de alimentos e bifinhos para gatos Baw Waw

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.