O que significa o tão conhecido lambeijo dos cães?

Lambeijo dos cães são as conhecidas lambidas, e apresentam diversos motivos: demonstrar carinho, chamar atenção, explorar o mundo, coletar informações, e ainda se for em excesso, problema de comportamento.

As lambidas são um ato natural dos pets, algo que eles aprendem desde pequenos. Normalmente, acreditamos que se trata de uma demonstração de afeto e saudade do dono, mas não é só isso. Quer saber o que um lambeijo pode significar? Leia o post que preparamos pra você e aprenda mais sobre seu bichinho!

Carinho

Sim! Lamber as pessoas no rosto e nas mãos é uma das maneiras que os cães têm de demonstrar carinho e afeto. É como se os bichanos estivessem dando um beijinho carinhoso para mostrar que gostam muito de você.

Quando alguém está triste, os pets costumam ficar por perto e dar muitas lambidas também, num gesto de solidariedade e companheirismo nos momentos difíceis. O lambeijo dos cães pode ser por sentirem sua emoções!

Submissão

Desde o nascimento, a mãe enche os seus filhotes de lambidas. É a forma de comunicação que ela tem com eles, além de limpá-los com a saliva e estimular a respiração dos pequenos. Em resposta, os filhotinhos lambem o focinho da mãe, indicando submissão a quem oferece cuidado e proteção.

Quando o animal cresce, repete o mesmo ato ao cão líder da matilha, ou, no caso, ao seu tutor humano, demonstrando respeito e obediência. Ao lamber outros animais, os cachorros estão se comunicando, como uma forma de saudação e afeto. Também estão deixando claro que não oferecem perigo, que estão em busca de amizade.

Carência

Os animais aprendem a identificar reforços positivos e negativos. Se você fica feliz sempre que ganha um lambeijo e faz carinho no pet, ele vai entender que precisa te lamber quando quiser chamar a atenção.

Muitas vezes, o lambeijo dos cães pode ser apenas uma forma de distração para o cãozinho. Quando está sozinho, ele adquire o hábito de lamber a si próprio como forma de higiene (aprendida com a mãe, como dissemos anteriormente) e pode se acostumar a agir assim. Ao sentir-se confortável no colo do dono, ele repete o ato por costume.

Se as lambidas estiverem incomodando a família ou as visitas, por exemplo, faça um reforço negativo e ignore o pedido de atenção. Com o tempo, o cãozinho vai entender os sinais. Porém, se o ato for excessivo e o animal demonstrar estresse, algo está errado, como veremos adiante.

Estresse ou ansiedade

Os bichinhos também passam por momentos de tensão. O lambeijo pode ser uma forma de ajudar o animal a lidar com isso. É possível que o cão esteja com sede, fome, dor, medo ou precisando de ajuda no momento.

Se ele correr até você e não parar de lamber, provavelmente tem alguma necessidade. As lambidas também liberam endorfinas nos seus corpinhos, o que ajuda os peludos a relaxarem e se sentirem bem.

Se ele estiver lambendo demais a si mesmo – como fazem com as patas – fique atento. A repetição do ato pode causar feridas à pele e indicar um problema mais grave.

E você recebe frequentemente lambeijos do seu pet? Não esqueça de retribuir com muito amor e carinho, confira os produtos Baw Waw, e presentei seu melhor amigo!

Fonte: líder da matilha