Festival Tihar – Agradeça pelo seu melhor amigo

Como estamos no outono, não poderíamos deixar de citar o Festival Tihar (Festival das Luzes), que acontece em Nepal.  Este lindo festival contém cinco dias de duração, sendo o segundo em homenagem aos cães e sua lealdade. Para a religião hindu, os cães são mensageiros de santidade, enviados do Deus Yama, reconhecidos como caminhos para a justiça divina e porteiros para a vida eterna.

Se você tem a honra de ter um pet, com toda certeza sente todos os dias o que a frase “melhor amigo do homem” quer dizer.  Os animais são reconhecidos por conquistarem a todos com a sua inocência, companheirismo e principalmente seu afeto. Se apegam facilmente aos donos e pessoas que as acolhem e fazem questão de estar presente em todos os momentos.

Os cães, com o ato de dividir conosco a parceria de estar lado a lado sem esperar nada em troca, são as maiores referências de “melhores amigos do homem” que poderíamos ter.  Com a sua proximidade e fidelidade, até parecem perceber nossa oscilação de humor e sentimentos, adaptando a cada situação e tentando ajudar da melhor forma.

(photo.sf.co.ua/Google)

O festival

A celebração acontece com muita festa, flores e frutas. Os cães são marcados pelo Tilak, famoso ato de marca hindu vermelha na testa. Essa marca pode ser feita por diversos materiais e cada um, possui um significado:

Sandalo: Calma, tranquilidade e pureza.
KumKum: Poder, vigor e estabilidade.
Açafrão: Riqueza, fortuna e prosperidade.

(onegreenplanet/Google)

Esse hábito é realizado com a crença de que, estão potencializando o chakra do terceiro olho ou olho espiritual, ponto representativo para a religião hindu, já que sua maior crença é a intuição. No caso dos cães, para enfatizar a sua importância dentro da crença.

Os animais em geral, possuem o dom que nós seres humanos devíamos ter como hábito: independentemente de cor, raça ou religião, eles amam e tratam todos da mesma forma. As comemorações não só pelos cães, mas por todos os animais, devem acontecer todos os dias. Independentemente da crença, é nítido o quanto eles são especiais.

Não deixe de agradecer a oportunidade de ter um melhor amigo.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.