Amor entre cães e tutores: muito mais que um simples olhar

Se você ama seu pet como se ele fosse o seu próprio filho, vai adorar saber que existem indícios científicos para essa relação. Um novo estudo comprovou que o vínculo entre o cão e seu dono é bem parecido com a conexão entre pais e filhos. Essa relação, nunca investigada, agora foi finalmente esclarecida, o amor entre cães e tutores vai muito além.

A ciência explica

A figura do animal pode representar conforto, segurança e proteção, a qual muitas vezes o dono recorre em momentos de dificuldade. O estudo feito pela Universidade japonesa Azabu, comprovou que ao interagir com o animal, o nível de oxitocina do tutor e do pet são elevados, aumentando o amor entre cães e tutores.

Essa conexão, construída por meio da troca de olhares, estimula a produção do hormônio, influenciando a relação entre os cães e donos.

Conhecido como “hormônio do amor”, a oxitocina é responsável pela conduta amorosa e relação maternal, fortalecendo os vínculos de confiança.

Essa substância é a mesma ativada no cérebro paterno e materno quando em contato com os filhos, estimulando a troca de afeto e fortalecendo o laço entre ambos.

Estudo comprovado

Para realizar o estudo, cientistas mediram os níveis de oxitocina de cães e seus tutores sozinhos. Após contato visual constante entre ambos o nível do hormônio foi elevado.  Em uma segunda etapa do experimento, a oxitocina foi borrifada nos focinhos dos animais, que foram colocados em um quarto com seus donos e pessoas desconhecidas. O resultado foi o aumento do tempo em que os cães olhavam para seus donos e a consequente aumento de oxitocina nos tutores.

Com outros animais a pesquisa não obteve o mesmo resultado, o que sugere que essa resposta é consequência do processo de domesticação dos cães.

A situação explica a relação de amor e amizade, além de exaltar a responsabilidade que vem junto com a adoção dos animais: a guarda responsável. Animais precisam de amor, carinho, espaço e tempo. Eles são verdadeiros membros da família.

E para aumentar ainda mais essa relação de muito amor e carinho conheça a linha de produtos Baw Waw, e encha seu pet de mimos especiais.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.